Continue lendo e teste seus conhecimentos. Faça nosso TREINAMENTO em algumas questões sobre essa grande obra da nossa Literatura:
TREINAMENTO - SENHORA
Questão 01
Assinale as proposições verdadeiras em relação ao enredo da obra:
(01) O autor opõe o verdadeiro amor ao dinheiro.No desfecho, concilia os dois valores, fazendo o casal ser feliz e rico.
(02) Aurélia é uma personagem dividida entre a mágoa de ter sido traída e o profundo amor que sente pelo marido. A mágoa supera o amor e ela planeja a vingança contra o amado.
(04) Aurélia representa a sociedade idealizada pelo autor. Nesta sociedade as virtudes morais, o valor da família e o amor são a verdadeira busca do ser humano.
(08) Fernando Seixas representa a sociedade real. Nela a posição social,o dinheiro, o luxo, a consideração dos iguais é que determina a felicidade.
(16) Aurélia se considera mais experiente que o tio Lemos por ter as duas grandes lições do mundo: a da miséria e a da opulência.
(32) Seixas aceitou a proposta de Aurélia, pois o dote de cem contos de réis o faria rico e lhe daria a possibilidade de luxo e participação sociedade burguesa.
Questão 02
O sofrimento de Aurélia deve-se, principalmente:
(01) à idealização que fizera de Seixas. “Ela amava mais seu amor do que seu amante; era mais poeta do que mulher: preferia o ideal ao homem.”
(02) a seu orgulho ferido. Ao fato de ser abandonado por Seixas que a deixara por amor a Adelaide Amaral.
(04) ao fato de Seixas confessar que a admirava, mas revelar que não poderia amá-la nunca mais.
(08) a seus sonhos românticos. Ao amor que ela sonhara outrora ela sacrificaria não só a riqueza, que para ela nada vale, como também a sua vida e a sua alma.
(16) à decepção com a espécie de amor que a vida lhe oferece: aquele que se usa na sociedade e que se compra e vende por uma transação mercantil, chamada casamento.
(32) à frieza e descaso com que Fernando Seixas enfrenta o casamento e o valor que ele continua dando às futilidades e ao dinheiro.
Questão 03
Comprovam a dubiedade de caráter de Fernando Seixas:
(01) “Se o edifício e os móveis estacionários e de uso particular denotavam escassez de meios, senão extrema pobreza, a roupa e objetos de representação anunciavam um trato de sociedade, como só tinham cavalheiros dos mais ricos e francos da corte”.
(02) “ Homem de família no interior da casa, partilhando com a mãe e as irmãs a pobreza herdada, tinha na sociedade, onde aparecia sobre si, a representação de um moço rico.”
(04) “Compreendo que um homem sacrifique-se por qualquer motivo nobre,para fazer a felicidade de uma mulher, ou de entes que lhe são caros;mas se o fizer por um preço em moeda, não é sacrifício, mas tráfico.”
(08) “Havia nessa contradição da consciência de Seixas com a sua vontade uma anomalia psicológica,da qual não são raros os exemplos na sociedade atual. O falseamento de certos princípios da moral, dissimulada pela educação e conveniência sociais, vai criando esses aleijões de homens de bem”.
(16)“Era incapaz de apropriar-se do alheio, ou de praticar um abuso de confiança; mas professava a moral fácil e cômoda, tão cultivada atualmente em nossa sociedade. Segundo essa doutrina, tudo é permitido em matéria de amor.
(32)”É um moço que não chegou aos trinta anos.Tem uma fisionomia tão nobre, quanto sedutora; belos traços, tez finíssima, cuja alvura realça a macia barba castanha.
Questão 4
(PUC-SP) A questão central, proposta no romance Senhora, de José de Alencar, é a do casamento. Considerando a obra como um todo, indique a alternativa que não condiz com o enredo do romance:
a) O casamento é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate.
b) Aurélia Camargo, preferida por Fernando Seixas, compra-o e ele, contumaz caça-dote, sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse.
c) O casamento é só de fachada e a união não se consuma, visto que resulta de acordo no qual as aparências sociais devem ser mantidas.
d) A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência degradante governado pelo dinheiro.
e) O romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com final feliz, porque, nele, o amor tudo vence.
a) O casamento é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate.
b) Aurélia Camargo, preferida por Fernando Seixas, compra-o e ele, contumaz caça-dote, sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse.
c) O casamento é só de fachada e a união não se consuma, visto que resulta de acordo no qual as aparências sociais devem ser mantidas.
d) A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência degradante governado pelo dinheiro.
e) O romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com final feliz, porque, nele, o amor tudo vence.
GABARITO:
01 - 01, 04, 08, 16
02 - 01, 08, 16
03 - 01, 02, 08
04 - C
professor gostei muito das perguntas, mas quando chegei na ultima, queria que tivesse maishaushaush. Eu realmente estava errada, Senhora até que é um bom livro. =P
ResponderExcluirConsiderando a obra como um todo qual é a questão central proposta no romance senhora? Não consegui alcançar
ResponderExcluirDiana x
que merda !
ResponderExcluirtivemos uma prova sobre isso e nossa prof copiou tudo desse site na cara de pal
ResponderExcluirVc descobriu antes ou depois da prova? kkkk
ExcluirNa questão 3, a (16), também revela sua duplicidade de caráter.
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